MT é 17º maior produtor de banana no país e programa vai distribuir 300 mil mudas para expandir produção

Objetivo é alavancar a posição do estado no ranking nacional. A expectativa é que ocorra uma expansão considerável em até três anos.

Mato Grosso é o 17º maior produtor de banana do país, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2020. Em relação a área plantada, o estado ocupa o 18º lugar, com pouco mais de 6 mil hectares da fruta.

Neste ano, o programa ‘MT Produtivo Banana’ deve distribuir 300 mil mudas da fruta a prefeituras e associações de produtores do estado. O objetivo, segundo a Secretaria Estadual de Agricultura Familiar (Seaf), é alavancar a posição do estado no ranking nacional.

A expectativa é que ocorra uma expansão considerável em até três anos. O investimento previsto é de R$ 1,5 milhão para a aquisição dessas mudas.

De acordo com o governo, nesta semana, os municípios de Tapurah, Jaciara, Várzea Grande, Nortelândia, Juína, Poxoréu, Pedra Preta, Arenápolis e Nossa Senhora do Livramento foram os primeiros a receber as mudas para plantação

As cidades receberam 31,2 mil mudas de banana das variedades nanica, maçã e da terra.

Segundo os organizadores do projeto, na segunda etapa da ação, serão encaminhadas 19 mil mudas de banana para Rondolândia, Paranatinga, Guiratinga e Bom Jesus do Araguaia. Outras 20 mil mudas serão repassadas aos agricultores familiares de cidades a serem definidas.

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Pedra Preta, informou que 3 mil mudas serão doadas para quatro assentamentos do município, que são Monte Azul, Flor do Prata, Canudos e Banco da Terra. Em cada um deles, dez produtores familiares receberão a fruta.

Um dos coordenadores do projeto na Seaf, Leonardo Ribeiro, disse que o projeto vai contribuir com a melhoria na renda dos produtores.

O Programa MT Produtivo Banana terá abrangência estadual e deve auxiliar os municípios que apresentarem interesse e aptidão para o cultivo da bananeira.


Fonte: G1 MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here