A vacinação contra a influenza começa nesta segunda-feira (27) em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá. Já na capital, a população acima de seis meses de idade pode receber a vacina a partir desta terça-feira (28). O imunizante protege contra a H1N1, H3N2 e a Influenza B.
Em Várzea Grande, a vacina é aplicada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), entre 8h e 17h30.
A recomendação é para que a aplicação da vacina da gripe seja feita enquanto durarem os estoques.
Vacinação na capital
Em Cuiabá, a população acima de 6 meses de idade poderá receber a vacina a partir desta terça-feira (28). Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, todas as unidades básicas serão reabastecidas nesta segunda-feira com o imunizante.
Conforme a Vigilância Epidemiológica, o público alvo total da campanha é de cerca de 158 mil pessoas e mesmo com a prorrogação da campanha contra Influenza até sexta-feira (24), 31% desse grupo se vacinou.
Dentro dos grupos prioritários, o que teve maior cobertura foi o dos idosos, com 36,8%, seguido por profissionais da saúde, com 29,3% e crianças, com 26,5%. Os demais grupos não chegaram a atingir 20% de cobertura vacinal.
A Vigilância Epidemiológica disse que para esta campanha, o município recebeu pouco mais de 214 mil doses e que há em estoque ainda cerca de 100 mil.
Segundo a secretaria, houve perda de várias doses pelo fato dos profissionais de saúde abrirem os frascos e não aparecer mais pessoas para serem imunizadas.
Com isso, a vacinação na capital foi ampliada para a população. Todas as unidades básicas de saúde aplicam o imunizante contra a influenza, com exceção das que aplicam a vacina da Covid-19 em crianças, como as UBS dos Bairros Quilombo, Jardim Vitória I, Parque Cuiabá, Pedra 90 I e II e Guia.
Conforme o coordenador de programas estratégicos de Cuiabá, Wellington Assunção Ferreira, não é preciso fazer intervalo caso a pessoa tenha se vacinado contra a Covid.
“Iniciaremos para os demais grupos que ainda não tinham sido contemplados pelo Ministério da Saúde. Todos já podem procurar a vacina. As pessoas precisam comparecer com o cartão de vacina ou documento com foto. O ideal é que a pessoa esteja com sistema imunológico fortalecido”, contou.
Fonte: G1 MT