A Câmara Municipal de Várzea Grande instituiu a “Medalha Éder Roberto Taques”, de Honra ao Mérito Esportivo e o Título “Claudio Kiesque” ao Futebol Amador, para homenagear personalidades e atletas que tiveram serviços prestados ao esporte várzea-grandense.
As honrarias foram criadas por iniciativa da autoria do vereador Jero Neto (MDB).
Consta da resolução n.º 05/2022, que a entrega da Medalha Éder Roberto Taques ocorrerá anualmente no dia 14 de outubro.
Éder Taques foi presidente do Operário Várzea-grandense. Ele morreu dia 19 de fevereiro de 2021, vítima da Covid-19. “Muito ligado ao Operário VG, Éder começou a carreira como treinador em 1995 no próprio Tricolor. Comandou diversos times em Mato Grosso como União Rondonópolis, Mixto, Luverdense, Cacerense, entre outros. Fora de Mato Grosso passou por times do interior de São Paulo e o Boa Esporte/MG”, justifica o parlamentar.
Também foi instituído no âmbito da Câmara Municipal, o Título “Claudio Kiesque” ao Futebol Amador do município de Várzea Grande.
“Fica instituído o Título “Claudio Kiesque” para equipes amadoras, atletas, dirigentes, ligas, departamentos esportivos, árbitros, colaboradores, que, residentes ou não no município, tenha se destacado ou colaborado para o crescimento do futebol amador ou elevando o nome do nosso município de Várzea Grande em nível estadual, nacional ou internacional. A entrega ocorrerá anualmente no dia 30 de julho (Dia do Futebol Amador).”
O Presidente da Casa de Leis, vereador Fábio Tardin, irá delimitar o número de homenageados por vereador anualmente, sendo três títulos por vereador. “As pessoas jurídicas de direito público e privado, localizadas no Município de Várzea Grande poderão realizar indicações à Mesa Diretora da Câmara Municipal de Várzea Grande, que deverão ser encaminhadas ao Plenário para aprovação.”