Mendes tenta convencer Lula transferir Parque de Chapada ao Governo estadual

O governador Mauro Mendes (União) defendeu  a transferência da concessão do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães para o Estado. Em entrevista à imprensa nessa quinta-feira (02.02), Mauro contou que fez peregrinação em Brasília para tentar convencer o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a cancelar o processo de licitação já realizado pelo Ministério do Meio Ambiente em dezembro.

Mauro argumentou que Lula terá uma escolha óbvia, considerando que sua proposta de investir R$ 200 milhões em quatro anos é melhor do que a da empresa vencedora, que fará investimentos de 18,5 milhões em 30 anos.

“Espero que ele (Lula) faça o óbvio, o que é o óbvio? Cancelar esse famigerado processo de licitação e transferir isso para o Estado que fará algo muito melhor para população. Eu, ele e todos os agentes públicos têm o dever de fazer aquilo que é melhor para população. Espero que ele faça”, declarou Mendes.

Conforme informações divulgadas pelo Ministério do Turismo no final de dezembro de 2022, um leilão na Bolsa de Valores do Brasil (B3), em São Paulo (SP), marcou a concessão de serviços turísticos do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (MT) à iniciativa privada. A iniciativa reuniu diversos Ministérios e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Entretanto, Mendes afirmou que continuará empreendendo esforços para garantir que o Governo Federal faça a transferência dos cuidados e a gestão do Parque para o Governo estadual.

“Tenho muita esperança que o Governo Federal, agora sobre a gestão do presidente Lula, compreenda esses argumentos e cancele esse famigerado processo de licitação que vai transferir esse parque. Eu disse ao presidente e repito aqui: se o senhor fazer isso, quero fazer o primeiro grande elogio público ao Governo do senhor, porque fiquei dois anos e meio tentando com o Governo anterior. Já fiz essa crítica muitas vezes e continuarei fazendo, então, por favor, atenda os mato-grossenses que o senhor terá um dos mais exitosos projetos de investimento turístico do país”, declarou o governador.

Mauro afirmou ser preciso deixar de exaltar o potencial turístico somente em discursos e entender a necessidade de investimentos. “No Brasil é dito e proclamado e cantado aos versos e prosas, que nós temos grandes potencialidades, temos grandes oportunidades em todo país, mas a diferença que nos separa dos grandes países que se tornaram coqueluche (moda), é que houveram robustos investimentos em infraestrutura, para tornar essa experiencia turística algo prazeroso, algo que se possa fazer com conforto, com qualidade de acesso.”

Fonte: Vgn Notícias