Um apagão nacional deixou mais de 340 mil imóveis em vários municípios de Mato Grosso sem energia elétrica a partir das 7h30 desta terça-feira (15). A concessionária de energia Energisa esclareceu que houve um evento externo no Sistema Interligado Nacional, que afetou a distribuição em várias localidades do país.
A Energisa informou que o atendimento em Mato Grosso já foi 100% normalizado e que, em caso de algum problema individual, a companhia pede que sejam acionados os canais digitais de atendimento.
Moradores relatam dificuldades para abastecer devido à falta de energia nos postos de combustíveis, consultas médicas canceladas, trânsito congestionado por causa de semáforos desligados e atraso na abertura de comércios.
Além de Mato Grosso, há relatos de falta de energia no Distrito Federal e em pelo menos 15 estados, como Amazonas, Piauí, Bahia, Acre, Amapá, Maranhão, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais, Ceará, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Pará e Paraíba.
Ainda de acordo com a concessionária, como proteção, por determinação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), foi interrompido o fornecimento de energia elétrica em territórios de sua concessão.
O Ministério de Minas e Energia (MME) informou que as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas, e que a recomposição já foi iniciada em todas as regiões.
A Energisa informou que o atendimento em Mato Grosso já foi 100% normalizado e que, em caso de algum problema individual, a companhia pede que sejam acionados os canais digitais de atendimento.
Veja a lista das cidades afetadas em MT:
- Juara
- Cuiabá
- Várzea Grande
- Tangará da Serra
- Paranatinga
- Sorriso
- Nova Mutum
- Sapezal
- Sinop
- Rondonópolis
- Araputanga
- Confresa
- Vila Rica
- Campo Verde
- Nova Mutum
- Pontes e Lacerda
- São José dos Quatro Marcos
- Lucas do Rio Verde
- Poconé
- Diamantino
- Nortelândia
- Nobres
- Novo Horizonte do Norte
- Tabaporã
- Nova Brasilândia
- Primavera do Leste
- União do Sul
- Nova Ubiratã
- Marcelândia
- Jauru
- São José do Xingu
- Santa Cruz do Xingu
- Reserva do Cabaçal
- Vila Bela da Santíssima Trindade
- Gaúcha do Norte
- Alto Boa Vista
- Santiago do Norte
- Porto Alegre do Norte
- Figueirópolis
- Mirassol D’Oeste
- Cachoeirinha
- Indiavaí
- Santo Antonio de Leverger
- Rondolândia
Fonte: G1 MT