Vídeo – Há 50 anos, Cuiabá era cenário de filme nacional recheado de drama e mistério

O recente anúncio das gravações do filme “5 tipos de medo”, do diretor Bruno Bini, em Cuiabá, causou alvoroço na cidade,  tendo em vista que não é comum a escolha da Capital como cenário para produções nacionais. Mas, há quase 50 anos, alguns pontos turísticos da cidade, como a igreja de Nossa Senhora do Rosário de São Benedito e a Orla do Porto, foram pano de fundo do filme “Caçada Sangrenta”, do diretor Ozualdo Candeias.

Caçada Sangrenta é uma obra cinematográfica de 1974. A trama conta a história de um escultor acusado de ter provocado a morte da tia, mulher milionária que o sustentava. Ele é preso acusado pelo crime, mas acaba solto por falta de provas. Quando ele é acusado de outro assassinato, desta vez da dona de um antiquário, o escultor foge de São Paulo para Mato Grosso, onde é perseguido pela polícia e pelo amante da falecida.

Um trecho do filme mostra pontos de Cuiabá, como a igreja de Nossa Senhora do Bom Despacho e parte da avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha) com a igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, ambas no centro de Cuiabá. Outra sequência mostra a região da Orla do Porto.  No longa de 1h32min, ainda aparece imagens do centro histórico. Filme está disponível na plataforma de vídeos YouTube.

Entre o elenco estava Marlene França (Mecenas) e David Cardoso (Nequinho) como protagonistas. Teresa Cristina, Walter Portela também integram o longa.

A atual produção do diretor cuiabano, Bruno Bini, conta com a participação de Bella Campos, atriz nacional de grande renome da atualidade, e com o rapper Xamã. Eloá Pimenta, João Vitor Silva, Bárbara Colen, Rui Ricardo Diaz e outros rappers locais também compõe o elenco do filme que teve as gravações iniciadas em 11 de setembro e término programado para última quinzena de outubro.

“Meu sonho era fazer cinema nacional e aí de repente surgiu esse convite maravilhoso. É uma sensação indescritível realizar meu sonho na minha cidade, na minha terra, contando a história daqui, além da oportunidade de me reconectar com minha família e história, representando também uma mulher de força e determinação da minha região”, pontuou Bini.

Nas redes sociais, Bella Campos, que é natural de Cuiabá, compartilhou com os quase 10 milhões de seguidores a emoção de gravarum filme na cidade onde nasceu.

 

 

Sobre Ozualdo Candeias, autor de Caçada Sangrenta

Candeias faleceu em fevereiro de 2007. Ele é considerado um dos pioneiros do cinema marginal nacional, movimento cinematográfico que ocorre do final dos anos 1960 a meados dos 1970 no Brasil, caracterizado por filmes autorais e experimentais, que chamam a atenção para problemas e incoerências do Brasil durante os anos mais violentos da ditadura militar.

O cineasta passou a infância e a juventude entre São Paulo e Mato Grosso. Caçada Sangrenta é um dos 10 filmes produzidos por ele ao longo da carreira.

Fonte: Gazeta Digital