No feriado de 15 de novembro, Dia da Proclamação da República, o comércio está liberado para abrir normalmente em Cuiabá. Já os órgãos municipais e estaduais não vão funcionar nesta quarta-feira, apenas os serviços essenciais, como saúde e segurança serão mantidos. Expediente volta normalmente na quinta-feira (16).
De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), os empresários do comércio varejista em geral e prestação de serviços, de Cuiabá e Várzea Grande, poderão convocar funcionários para trabalhar normalmente. Porém, devem observar as disposições constantes na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) no que se refere ao trabalho em dias de feriado nacional.
GD preparou uma lista do que abre e fecha na Capital. Confira:
Órgãos municipais
Os serviços essenciais ficam mantidos para atender às necessidades da população, como a coleta de lixo, manutenção e distribuição de água, defesa civil, fiscalização e orientação do trânsito.
Órgãos estaduais
No feriado, governo estará com as atividades suspensas e retornando na quinta.
Ganha Tempo
Todas as unidades estarão fechadas nesta quarta-feira, reabrindo normalmente na quinta-feira às 8h.
Comércio de rua
Começarão a funcionar a partir das 8h e vão até às 18h. No entanto, algumas lojas podem fechar as 12h.
Bancos
Já nas agências bancárias, segundo o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários e do Ramo Financeiro do Estado de Mato Grosso (SEEB-MT), também não haverá atendimento. A Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) informa que as contas de consumo, como de água, energia, telefone e de carnês que tiverem essa data como vencimento, poderão ser pagas no primeiro dia útil após o feriado.
Os serviços de caixa eletrônico, internet banking, mobile banking e de banco por telefone estarão disponíveis.
Shoppings
Os shoppings também estão autorizados a funcionar, tanto as lojas quanto as praças de alimentação, desde que os empresários sigam todas as regras estabelecidas pela CCT. O horário de funcionamento das praças de alimentação será das 11h às 22h e das lojas das 14h às 20h.
Correios
No dia 15, as agências e a Central de Atendimento dos Correios (CAC) estarão com as portas fechadas. O atendimento volta ao normal na quinta.
Fonte: Gazeta Digital