Reforma da praça Rachid Jaudy vai durar 120 dias e custa R$ 1,1 milhão; veja fotos

Fonte: Gazeta Digital, créditos da imagem: Mariana da Silva

O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro assinou na manhã desta quarta-feira (3) a ordem de serviço para início das obras na praça Rachid Jaudy, no Centro da capital. O espaço vai passar por uma revitalização e o gestor assegurou que quem transitar pelo local, já nesta quinta-feira (4), poderá ver o início das obras, cujo prazo para entrega é de 120 dias.

Na última semana a reportagem do GD esteve no local expondo a situação em que o espaço se encontrava, ouvindo vizinhos e frequentadores da região. Na ocasião, o ambiente estava completamente tomado por lixo, sacolas plásticas, embalagens de produtos, marmitas, trapos de roupas e até fezes humanas.

Já nesta quarta o cenário era outro: matagal podado, lixo recolhido e uma limpeza feita no espaço. De acordo com o prefeito, serão investidos um montante de R$ 1,1 milhão na obra e o espaço contará com iluminação de led, cascata e espelho d’água. Além disso, foi garantido que o centro de atendimento ao turista será reaberto no local.

A inauguração está prevista para o mês de outubro. O prefeito pontuou que a primeira dama Márcia Pinheiro atuou no desenvolvimento do projeto, mas que não estava presente na ocasião, pois representa Cuiabá no 1º Fórum da Virada Feminina.

Emanuel assinou a ordem de serviço da obra e revelou que a iniciativa partiu após vários pedidos de Dona Maria de Oliveira, mãe de Dante de Oliveira, de 104 anos, que mora em frente ao espaço, e que durante uma visita cobrou Emanuel pela praça.

“Amanhã já estaremos em obras. Isso já vem de um processo de licitação que Stopa soltou há muito tempo e que houve problema. Obra pública não é a hora que a gente quer. Então tem recursos, tem que refazer, tem que recorrer, aí a empresa que perdeu recorre e consegue suspender, então tem todo um processo que nós temos que respeitar, mas graças a Deus já fechou”, disse.

À imprensa, o vice-prefeito de Cuiabá e secretário de Obras Públicas José Roberto Stopa afirmou que houve demora no processo licitatório, mas a empresa recebeu a ordem de serviço e a partir de amanhã estaremos aqui em plena atividade.

“Aqui é o coração de Cuiabá, temos aqui na frente a residência da mãe de Dante de Oliveira. É um lado tradicional de Cuiabá e um dos locais que mais recebemos reclamação do mau uso da praça. Ontem a noite fizemos um resgate da iluminação para que a guarda, na hora que acendeu a luz, saiu uns 30, 40 [pessoas] daqui. Temos reclamações dos vizinhos do entorno porque eles vêm pra dormir, usar drogas, fazem pequenos frutos. Com a requalificação da praça vamos devolver algo de qualidade”,