Fonte: Gazeta Digital, créditos da imagem: Divulgação
Dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgados este ano mostraram um crescimento das viagens realizadas em Mato Grosso em 2023 (pós-pandemia), atingindo 242 mil turistas, um aumento de 54% em relação a 2021, ano do último censo.
Esse resultado reafirma o estado como um dos potenciais destinos nacionais e destaca a importância dos profissionais “guias de turismo” para atender à crescente demanda por experiências personalizadas e de qualidade.
Para quem deseja ingressar nessa área promissora, o Senac-MT (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso) está com inscrições abertas para 60 vagas totalmente gratuitas no curso “Técnico em Guia de Turismo”.
A formação é oferecida na modalidade EAD (Educação a Distância), que proporciona flexibilidade e autonomia para os alunos organizarem seus estudos conforme sua rotina, sem abrir mão da qualidade e do suporte pedagógico oferecido pela instituição.
As inscrições podem ser feitas no portal EAD do Senac – ead.senac.br/gratuito/ – rolando a página até a seção ‘Cursos Técnicos’. O prazo para se inscrever vai até a próxima terça-feira, dia 17 de dezembro, às 17h (horário de Brasília-DF).
Para se matricular é preciso ter, no mínimo, 17 anos e estar no 2º ano do ensino médio ou já ter concluído essa última etapa da educação básica.
Clique aqui e leia o edital completo.
E acesse aqui o manual ‘passo a passo para realizar sua inscrição’.
Os guias de turismo desempenham um papel fundamental ao oferecer informações detalhadas, promover a cultura local e garantir que os visitantes explorem o melhor que Mato Grosso tem a oferecer, desde suas belezas naturais até sua rica história e diversidade cultural, exalta a diretora de educação profissional do Senac-MT, Rosana Abutakka.
“Com o aumento expressivo no número de visitantes, a qualificação desses profissionais torna-se indispensável para consolidar o estado como referência no setor turístico. Cursos técnicos, como os oferecidos pelo Senac, são essenciais para capacitar novos guias e atender às demandas de um mercado cada vez mais aquecido”, reforça a dirigente.
A divulgação dos candidatos classificados será feita no dia 21 de janeiro de 2025. O curso será iniciado em 17 de fevereiro e terá duração de 12 meses. Para participar das aulas e demais atividades virtuais, é necessário ter conhecimentos básicos de informática e acesso a um computador com internet.
A formação ‘Técnico em Guia de Turismo’ capacita profissionais para recepcionar, conduzir, orientar e assistir pessoas ou grupos durante traslados, passeios, visitas e viagens em âmbitos local, regional e nacional. Durante o curso, os alunos aprendem a informar aspectos socioculturais, históricos, ambientais e geográficos dos destinos visitados, além de apresentar e organizar roteiros e itinerários turísticos adaptados aos interesses e necessidades dos visitantes. A modalidade a distância inclui viagens técnicas, encontros presenciais e o uso de tecnologias que tornam o aprendizado dinâmico e interativo.
O curso oferece uma metodologia flexível e acessível, permitindo que os estudantes adaptem os estudos à sua rotina e se tornem protagonistas do processo de aprendizagem. Ao final, os formandos podem obter o registro no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos), ampliando suas oportunidades no mercado e consolidando sua atuação no setor turístico.
Os interessados em obter outras informações sobre o processo seletivo podem entrar em contato com a Central de Relacionamento do Senac-MT pelo WhatsApp, pelo número (65) 9 9917-6023, disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.