Gilberto Leite | OEMT

O secretário de Cultura, Esportes e Lazer, Allan Kardec (PDT), vai reforçar a base do governo do Estado na Assembleia Legislativa e apresentar emendas impositivas a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2020. A exoneração do deputado estadual licenciado foi publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (26). Ele deve retornar ao cargo até na sexta-feira (29).

Gilberto Leite | OEMT

Quando saiu da casa, ele cedeu lugar para o suplente de deputado, Romoaldo Junior (MDB) que deve sair para dar lugar ao titular. “Me apresento hoje na Assembleia Legislativa, para fazer indicações às minhas emendas de 2020 e apresentar algumas proposições importantes, de indicações e projetos de lei”, afirmou Kardec.

Ele disse que vai trabalhar na Assembleia apenas nesta terça, quarta e quinta já retorna ao cargo de secretário. A saída já estava combinada com o governador Mauro Mendes. Na AL, além de apresentar emendas e projetos, o parlamentar terá como missão ajudar a limpar a pauta de vetos do governo, que após trinta dias sem votação, tranca a pauta do Parlamento.

O parlamentar também deve aproveitar a saída do cargo para alinhar politicamente com o seu partido após a saída de um dos seus líderes e então presidente, o ex-deputado Zeca Viana que migrou para o Podemos. A saída dele do cargo já vinha sendo cogitada há alguns meses. De acordo com o parlamentar, o combinado foi de ele gerir a Cultura por um ano.

Allan Kardec assumiu o cargo em fevereiro depois de tomar posse como deputado estadual. Ele foi eleito pelo PDT, na chapa de Mauro Mendes (DEM). Em 10 meses a frente da pasta, investimentos no esporte levaram os Jogos Escolares da Juventude para 10 regiões, sendo que em 2018 foram realizados somente em duas regiões.

O investimento propiciou que os atletas na fase nacional dos jogos obtivessem, na etapa Centro-Oeste, o maior número de títulos, 9 dos 12 disputados. Na área da cultura, vários editais foram lançados para a concessão de recursos para projetos culturais de artistas, escritores e produtores de todo o Estado.

Outro avanço foi na entrega das reformas de dois museus, o de Arte Sacra e a Casa Dom Aquino, em Cuiabá, e está em andamento a reforma da Casa Cuiabana.

Fonte: OEMT