Resfriado, gripe ou covid? Especialista ajuda a distinguir sintomas

Elas são bem parecidas, mas algumas características diferenciam as doenças

(Foto: Freepik)

Os sintomas são praticamente os mesmo, mas algumas diferenças sutis podem te ajudar a saber se o seu caso é de um simples resfriado, de uma gripe ou da temida covid-19.

A afirmação é da professora titular da Faculdade de Medicina da Universidade Complutense de Madri, María Elisa Calle, que escreveu um artigo publicado nesta terça-feira (29) no site El País.

Segundo a especialista, o resfriado é a doença mais leve e, por isso, a mais fácil de identificar. Em geral, quem pega um não passa mais que três dias doente e apresenta: congestão nasal, uma sensação de febre (e não a febre propriamente dita), tosse úmida e possivelmente uma dor de garganta.

Já entre a gripe e a covid-19, é preciso mais atenção aos sintomas, pois são mais parecidos.

Segundo a María Elisa, uma diferença significante é que a gripe costuma começar de uma maneira mais abrupta. Você vai dormir bem e, no dia seguinte, já sente o mal estar causado pela doença.

No caso da covid-19, esses sintomas chegam de forma mais leve no primeiro dia, pioram no segundo e seguem se intensificando até o quarto dia. 

Mas ambas podem causa: febre alta, tosse seca e mal-estar.

Neste último sintoma, conforme a médica, há mais uma diferença a ser levada em conta. A gripe, em geral, causa dor muscular; enquanto a covid-19 provoca uma sensação de fadiga extrema.

E se você apresentou um quadro de anosmia, ou seja, ausência de olfato, é praticamente certo que o seu caso é de uma infecção pelo novo coronavírus.

(Foto: Reprodução/El País)


Fonte: O Livre