Foto: Carrossel G1

A Liga dos Campeões da Europa abre sua penúltima rodada da fase de grupos nesta terça-feira com poucas coisas já resolvidas. Se Bayern de Munique e Manchester City garantiram vaga nas oitavas de final, 12 times ainda buscam classificações.

Real Madrid e Borussia Mönchengladbach dependem apenas de uma vitória para avançarem, mas o grupo B, que tem a Inter de Milão em busca de milagre, já provou que pode aprontar surpresas. Liverpool e Porto têm situações encaminhadas e avançarão em caso de empates em seus jogos.

Grupo A

  • 14h55 – Lokomotiv Moscou x RB Salzburg
  • 17h – Atlético de Madrid x Bayern de Munique (Tempo Real no ge)

 

Grupo B

  • 14h55 – Shakhtar Donetsk x Real Madrid (Tempo Real no ge)
  • 17h – Borussia Mönchengladbach x Internazionale (Tempo Real no ge)

 

Grupo C

  • 17h – Olympique de Marselha x Olympiacos
  • 17h – Porto x Manchester City (Tempo Real no ge)

 

Grupo D

  • 17h – Liverpool x Ajax (Tempo Real no ge)
  • 17h – Atalanta x Midtjylland

Atlético de Madrid: com ou sem drama?

O time de Simeone, apesar de ter cinco pontos e apenas quatro gols marcados, chega na penúltima rodada com certo conforto ao depender apenas de suas forças para avançar na segunda posição do Grupo A. Mas a pedreira que vem pela frente é justamente o líder Bayern de Munique, que no primeiro encontro aplicou 4 a 0 na Alemanha. Luis Suárez segue como desfalque.

Os atuais campeões, garantidos na primeira posição, pouparam Neuer, Goretzka e Lewandowski da viagem para Madri. Além disso, a lista de desfalques por lesão conta com Davies, Kimmich e Tolisso.

Escalações prováveis:

  • Atlético de Madrid: Oblak; Trippier, Savic, Giménez e Hermoso; Koke. Saúl, Llorente, Carrasco e Correa; João Félix
  • Bayern de Munique: Nübel; Pavard, Boateng, Süle e Lucas Hernández; Javi Martínez, Musiala e Müller; Douglas Costa, Sané e Choupo-Moting.

Um empate nesta terça ainda deixa o Atlético a uma vitória da vaga, já que o Lokomotiv Moscou pode empatar em pontos, mas leva a pior no confronto direto. Os russos recebem o RB Salzburg, que ainda sonha com a classificação, mas para isso terá de vencer as duas partidas que restam e contar com que os espanhóis não vençam o Bayern.

Real e Borussia podem resolver

No grupo mais embolado da Champions, a situação pode ser definida completamente na quinta rodada. Depois dos sustos iniciais, o Real Madrid depende apenas de uma vitória simples sobre o Shakhtar Donetsk para avançar. Zidane não terá Sergio Ramos e Hazard, no departamento médico, mas Benzema está relacionado e pode voltar a ajudar após mais de 20 dias.

Uma vitória dos ucranianos, porém, faz com que a segunda posição do grupo mude de dono, já que o Real perdeu para o Shakhtar em casa por 3 a 2 no primeiro encontro e leva a pior no confronto direto.

Escalações prováveis:

  • Shakhtar Donetsk: Pyatov; Dodô, Bondar, Matviyenko e Marquinhos Cipriano; Stepanenko, Marcos Antônio e Marlos; Tetê, Taison e Júnior Moraes
  • Real Madrid: Courtois; Lucas Vázquez, Varane, Nacho e Mendy; Casemiro, Kroos e Odegaard; Vini Junior, Rodrygo e Benzema

Na Alemanha, o líder Borussia Mönchengladbach, embalado por duas goleadas sobre o Shakhtar, pode avançar até mesmo em caso de empate, caso o Real não perca para o Shakhtar. A adversária Inter de Milão, sem vencer até aqui, precisa de um triunfo para manter as esperanças de uma classificação milagrosa e não contará com Vidal, suspenso após expulsão contra o Real Madrid. Seis pontos separam líder e lanterna no Grupo B.

Escalações prováveis:

  • Borussia Mönchengladbach: Sommer; Lazaro, Ginter, Jantschke e Wendt; Kramer, Stindl, Embolo, Neuhaus e Thuram; Pléa
  • Inter de Milão: Handanovic; Skriniar, De Vrij e Bastoni; Hakimi, Barella, Gagliardini, Sensi e Perisic; Lautaro Martínez e Lukaku

Sem muita emoção

O Grupo C não promete grandes mudanças para as rodadas finais. Manchester City, já classificado, com 12 pontos, e Porto, com nove, se enfrentam no Estádio do Dragão. Um empate garante os portugueses na próxima fase, e uma vitória por 2 a 0 dá inclusive a liderança. Os ingleses não terão Agüero, lesionado.

Escalações prováveis:

  • Porto: Marchesín; Manafá, Sarr, Mbemba e Zaidu; Uribe, Otávio, Sérgio Oliveira e Corona; Marega e Díaz
  • Manchester City: Ederson; Walker, Rúben Dias, Laporte e João Cancelo; Gündogan, De Bruyne e Bernardo Silva; Foden, Ferrán Torres e Sterling

O Olympiacos, com três pontos, tem chances remotas. Precisa vencer os dois jogos que faltam, sendo o último deles por mais de dois gols de diferença, além de torcer para o City triunfar nesta terça. Os gregos enfrentam o já eliminado Olympique de Marselha, que cobiça apenas a vaga na Liga Europa do terceiro colocado de cada grupo.

Liverpool em vantagem

A situação no Grupo D é a seguinte: o Liverpool, líder, tem nove pontos, mas Ajax e Atalanta vêm atrás com sete. Como holandeses e italianos se enfrentam na última rodada, um empate em Anfield nesta terça dá a vaga antecipada aos Reds. Klopp segue com vasta lista de desfalques, como Van Dijk, Alexander-Arnold e Thiago Alcântara, todos no departamento médico. Mesmo que a decisão fique para a última rodada, uma vitória sobre o lanterna Midtjylland bastará.

Escalações prováveis:

  • Liverpool: Alisson; Williams, Fabinho, Matip e Tsimikas; Henderson, Jones e Wijnaldum; Salah, Mané e Firmino
  • Ajax: Onana; Mazraoui, Schuurs, Martínez e Tagliafico; Gravenberch, Labyad e Klaassen; David Neres, Antony e Tadic

A Atalanta, que seguiu viva após vencer o Liverpool na Inglaterra na quarta rodada, pega o Midtjylland, que sequer pontuou até aqui. A equipe italiana pode chegar na última rodada precisando apenas de um empate com o Ajax, caso faça os três pontos e os holandeses não vençam os ingleses.

Fonte: G1