A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra sarampo em Cuiabá segue até a sexta-feira (13). Faz parte do público-alvo a população de 5 a 19 anos. Crianças de 6 a 11 meses que não tomaram a dose extra no ano passado, também fazem parte do grupo prioritário.

Em todo o município, 67 salas de vacina estão funcionando para a imunização; três delas ficam na zona rural – no Distrito da Guia, Aguaçu e Rio dos Peixes.

Imagem Ilustrativa

O horário de atendimento em todas é de 7h30 às 11h e das 13h às 16h30.

“É preciso conscientização dos pais e responsáveis para que consigamos atingir a meta preconizada”, frisou o secretário de saúde Luiz Antonio Pôssas de Carvalho.

As próximas etapas da Campanha Nacional, bem como as demais faixas etárias serão divulgadas, conforme calendário do Ministério da Saúde.

A doença

Considerado erradicado no Brasil desde 2016, o sarampo voltou a ser notificado devido à baixa cobertura vacinal.

Os sintomas iniciais incluem febre alta, tosse, corrimento nasal e olhos inflamados. Dois ou três dias depois do início da doença, formam-se no interior da boca pequenos pontos brancos. E passados de três a cinco dias, aparecem manchas vermelhas geralmente na face e depois se espalhando pelo corpo.

Em cerca de 30% dos casos ocorrem complicações que podem incluir diarreia, cegueira, inflamação do cérebro e pneumonia.


Fonte: O Livre